Impressão com ribbon ou sem ribbon?
julho 25, 2017
Saiba qual a família de Ribbon é indicada para o BOPP
agosto 4, 2017

Como que o Ribbon para impressão térmica é confeccionado

Ribbon Cartão Preto/Branco

Como que o Ribbon para impressão térmica é confeccionado?

Do mesmo modo que as etiquetas, os Ribbons são compostos por uma espessa camada de materiais específicos. Como cada Ribbon tem especificidades, formulações e usabilidades variantes, (por exemplo: trabalhar com temperaturas mais elevadas ou mais amenas, com fins para serem impressos em papéis e filmes, de curta ou longa durabilidade) é esperado que sua composição também seja diversificada para cada tipo de família.

Podemos afirmar que o ribbon é composto por cinco níveis. Confira a seguir:

Backcoat: esta é a parte que entra em contato direto com o cabeçote de impressão. Trata-se de uma fina cobertura destinada a proteger o cabeçote de impressão, o que também garante que haja um deslizamento adequado e seguro durante o ato da impressão. Outro benefício que o Backcoat oferece é a facilidade da transferência de calor à tinta.

PET (Filme de Poliéster): esta segunda camada é destinada por, digamos, manter a ordem do processo e de receber as demais camadas dos produtos químicos. É praticamente um filme raso que opera como um estruturador para o Ribbon.

Release Layer: esta é a camada que se encontra entre a tinta e o PET (Filme de Poliéster), cuja funcionalidade é tanto ancorá-lo ao filme no processo da sua fabricação quanto assegurar a transferência ao suporte na impressão.

Tinta: camada de tinta que é direcionada para as etiquetas no decorrer da impressão por meio de termo transferência. Esta parte do Ribbon é composta especialmente com cera, resina, ou com ambos somados (misto), com a presença do pigmento.

Topcoat: Em determinados Ribbons há a presença de um invólucro sobre a tinta com a intenção de mantê-lo conservado desde quando for utilizado até mesmo para melhorar a aderência da tinta junto ao substrato.

Características das tintas

Como sabemos, há quatro tipos comuns de ribbons:

Ribbon Cera: considerado o Ribbon de preço mais acessível, é indicado para a impressão em papéis em superfícies mais grossas. Tem a menor temperatura de fusão e possui uma resistência e durabilidade baixas a atritos.

Ribbon Misto: É costumeiramente o mais indicado para o uso na maioria dos casos, tanto para papel quanto para os filmes mais conhecidos. É Considerado, em todos os sentidos, o Ribbon intermediário.

Ribbon Resina: É o Ribbon que demanda uma maior temperatura no cabeçote de impressão para a fusão ser realizada. Também é o Ribbon mais caro, porque têm uma durabilidade acima dos demais (Cera e Misto), resistência alta a umidade, desgaste e atrito.

Ribbon Super Resina: Ribbon que resiste a altas temperaturas, solventes, óleos entre outras, é especialmente fabricado para estas necessidades.

A composição das tintas é feita por meio de pigmentos (a cor) e veículo. No caso dos ribbons, os veículos são criados a base de cera e resina, como poderemos compreender melhor a seguir:

Ceras:

Podendo ser ora naturais ou sintéticas, como parafina, cera de abelha ou cera de carnaúba. Durante o processo de impressão as ceras derretem enchendo a rugosidade do substrato, por conta desse fator a indicação correta é para papeis entre outros suportes porosos ou texturizados.

  • As ceras se caracterizam por ser, comumente, sólidas à temperatura ambiente, mesmo sendo moles;

  • Em temperaturas mais baixas tendem a derreter;

  • Resistem a água.

Resinas:

As resinas se caracterizam por poderem ser naturais ou sintéticas, como uretano, borracha sintética, poliéster, poliolefina e silicone. No decorrer do processo de impressão elas amolecem ficando grudentas, para se obter uma maior paridade na impressão com filmes com o formato demasiado lisos.

  • Demandam uma temperatura elevada de fusão;

  • Não são solúveis na água;

  • São capazes de serem misturadas ou enrijecidas para se obter uma maior resistência e durabilidade química.

O Grupo Venture é um dos maiores distribuidores de Ribbon no mercado nacional. Com ótimos preços, bom volume de estoque e excelência em atendimento, nós atuamos em todo o território nacional. Entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *