Saiba qual a família de Ribbon é indicada para o BOPP
agosto 4, 2017
O que são Etiquetas de Composição?
agosto 15, 2017

O que é a Etiqueta BOPP

Entenda o que é a Etiqueta BOPP

A definição da sigla BOPP é Polipropileno Biorientado, que vem do inglês – bi-axially oriented polypropylene. Entenda a sua composição por completo:

Polipropileno: É um filme sintético (um plástico). O seu termo técnico é denominado como polímero termoplástico. Advindo do petróleo, é uma cadeia composta exclusivamente por carbono e hidrogênio (C3H6)n, é também o segundo polímero mais usado mundialmente, especialmente em rótulos, embalagens e na indústria, substituindo os demais termoplásticos.

Biorientado: Sua definição é dada por ele ser “direcionado” para duas direções. Em decorrência do processo de elaboração do filme ele é alongado no sentido da máquina e no sentido transversal, é o que certifica para o material uma gama de características únicas, como por exemplo: maior rigidez (uma menos flexibilidade), transparência (uma resistência maior à tração e melhoria dos atributos ópticos.

Certas características tornam o BOPP a primeira escolha entre etiquetas e filmes. A mais comum e esperada é o preço. Além de denotar uma série variada de resistências atrativas para rótulos e embalagens, o BOPP é um material de custo baixo, o que vem a ser uma grande vantagem para o comprador.

Características do Filme BOPP

Excelente resistência a umidade: O BOPP não absorve e também não modifica a sua aparência quando entra em contato com a umidade. Devido a este fato, é indicado para ser utilizado em aplicações alimentícias, especificamente as que necessitam de refrigeração.

Resistência moderada a rasgos: Geralmente o BOPP apresenta resistência ao rasgo e ao atrito. Porém, se for furado, a tendência é que o rasgo se propague assim que o material for submetido a tração.

Resistência atá a 80ºC: O BOPP apresenta boa estabilidade independentemente da temperatura ambiente.

Elasticidade extremamente baixa: Esta característica concede que o material tenha uma excelente aderência em superfícies variadas, uma vez que a etiqueta não apresenta movimentos após ser realizada a colagem. É por este motivo que não é indicada para superfícies que apresentam curvaturas com diâmetros acinturados ou pequenos.

Apresenta uma flexibilidade relativa: Este aspecto auxilia no armazenamento e no transporte em rolos, o que, consequentemente, ajuda a operação logística.

Especificidade de barreira: Característica esta que impede a transição de água e gases, tornando o BOPP uma opção vantajosa pata a laminação, para a proteção da impressão.

Printabilidade de boa qualidade: A maior regularidade em comparação com as superfícies dos papéis comuns faz com que haja uma qualidade de impressão vantajosa, tornando o BOPP a escolha principal para a confecção de rótulos.

Resistência baixa a UV: O BOPP sore lenta degradação quando exposto aos raios ultravioletas, logo, este material não é considerado a melhor opção caso haja a possibilidade de ficar expostos diretamente ao sol ou para etiquetas permanentes.

A parte frontal do BOPP está disponível nas seguintes cores e opções:

Branco: Branco fosco (opaco), branco perolizado, branco brilhante, branco para impressão Térmico Direto.

Metalizado: Aparência prateada que possui alto brilho.

Transparente: Transparente comum, transparente com liner PET (efeito “no label look” ou “clear on clear”), transparente para impressão Térmico Direto.

Além dessas características citadas acima, o BOPP, por se tratar de um material com inúmeras aplicações, também se encontra disponível com variados gramaturas e tipos de adesivos, dependendo da aplicação:

  • Adesivo acrílico de 20g/m², de propósito geral, para superfícies lisas, papel ou papelão de boa qualidade (S0270, S0518, ADC210, AP122, RP37, RP48AT, RP51, A 520)

  • Adesivo borracha de 20g/m², de propósito geral, para superfícies porosas (ADC5240, S2045)

  • Adesivos para produtos que serão congelados (ADC1000, C2075 e A 730)

  • Adesivo acrílico de maior gramatura (ADC240, A 530, AP130, AP125)

  • Adesivo de alto tack, com forte adesão inicial (C2075)

  • Adesivo borracha com alta gramatura para superfícies irregulares (ADC6000 e DFAM430)

  • Adesivo borracha com altíssima gramatura, para Big Bags e Sacos de Ráfia (DFAM 430, DFAM 450)

  • Adesivo borracha para pneus (TS 79, TS 8000, DFAM 485, RH70)

  • Adesivo para superfícies molhadas (C2075, RH15)

  • Adesivos Removíveis e Reposicionáveis (R1490, R0150, A 120, RW10)

Para se realizar impressão sobre o BOPP indicamos a utilização do Ribbon Misto ou do Ribbon Resina, assim a impressão terá como resultado a mesa durabilidade e resistência que o material.

Nós do Grupo Venture temos mais de 15 anos de experiência atuando com etiquetas, rótulos, distribuição de Ribbons, Outsourcing e Locação de Impressoras Térmicas. Ao fazer o contato e solicitar o seu orçamento, nos explique qual a sua necessidade e qual será a aplicação da sua etiqueta ou do seu rótulo, como por exemplo, quais as condições de armazenamento do produto, onde será fixado, para podermos lhe auxiliar da melhor forma, seja com qualquer tipo de material adesivo. Caso precise de mais informações sobre a escolha mais acertada para saber qual etiqueta adquirir, não deixe de entrar em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *