Onde comprar Ribbon?
junho 30, 2017

Para que serve a fita Ribbon?

Para que serve a fita Ribbon?

O Ribbon conhecido também como fita de transferência térmica – TTR (Thermal Transfer Ribbon) é um insumo fundamental para a impressão de código de barras, dados variáveis, 2D, entre outros. O produto é dividido em famílias, que são: Ribbon Cera, Ribbon Misto, Ribbon Resina – os mais comuns – e há variações como: Ribbon Colorido, de Tecido (Washing), Near-Edge, PVC, entre outros.

Agora falando do produto em si, junto a sua composição e finalidade, o Ribbon trata-se de um filme de poliéster que recebe uma pulverização de cera de carnaúba, de resina ou ambos, dependendo da família do ribbon. Este(s) componente(s) é(são) pulverizado(s) no poliéster, e traz(trazem) consigo um produto chamado “negro de fumo” que na prática funciona como a tinta que resulta na impressão propriamente dita. O processo é simples: O Ribbon (fita de poliéster) entra em contato com a cabeça de impressão que em uma fração de segundos aquece seus micro pontos que derretem a cera ou a resina impregnada no poliéster; ao serem derretidos, estes “veículos” saem do poliéster e migram para a superfície da etiqueta, seja ela de papel, filme ou outro material; ao migrarem para a etiqueta eles se depositam sobre sua superfície transformando-se em IMPRESSÃO, imediatamente após o contato com a temperatura ambiente eles retornam a sua condição sólida dando resistência ao que foi impresso neste processo.

Vale ressaltar que a cabeça de impressão possui inúmeros e minúsculos micro pontos que garantem excelente definição e qualidade de impressão, podendo variar de 200dpi a 600dpi. Esta tecnologia é tida como segura, e por possuir baixa manutenção pode ser usada em uma vasta escala de segmentos. Vale ressaltar que a correta indicação de uso do ribbon está diretamente relacionado a uma definição do que se espera ou necessita da impressão por ele gerada, por exemplo: Qual a tipologia do substrato aonde a impressão se dará? Será uma etiqueta de papel ou filme? Qual durabilidade/resistência se espera da informação impressa? A etiqueta será submetida a exposição de intempéries, agentes químicos, atrito? Quando estas e outras especificações são seguidas de forma adequada, quando se projeta uma combinação entre o Ribbon, suas famílias, a impressora utilizada e as variáveis que esta impressão será submetida, o resultado consequentemente apresentará maior qualidade e segurança de impressões.

Saiba mais sobre as características básicas das principais famílias de Ribbons:

Características básicas de impressão do Ribbon Cera: Vida útil da impressão de boa qualidade; Baixa resistência a atritos; Grande velocidade de impressão; Média resistência à umidade relativa do ar; Média resistência à exposição a intempéries; Baixa resistência à temperatura acima de 45º C; Indicado para papéis ou substratos com alta capacidade de absorção superficial

Características básicas de impressão do Ribbon Misto: Vida útil da impressão longa; Boa resistência a atritos; Boa resistência à exposição a intempéries; Boa resistência à umidade relativa do ar; Boa resistência às temperaturas acima de 45 ºC; Limitando a resistência do substrato da etiqueta; Indicado para pepés e filmes, independente da capacidade de absorção superficial o substrato da etiqueta.

Características básicas de impressão do Ribbon Resina: Vida útil longa; Ótima resistência a atritos; Indicado para filmes em geral. Ótima resistência às temperaturas elevadas; Ótima resistência à exposição a intempéries e agentes químicos.

O Grupo Venture é Distribuidor de Ribbons há mais de 15 anos, mantendo uma relação comercial com diversos os fabricantes, e mantém uma relação mais direta e frequente com a Armor, fabricante Francesa que mantém fábrica em Manaus e escritório comercial e de suporte em São Paulo.

Para esclarecer mais dúvidas entre em contato conosco!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *