Como que o Ribbon para impressão térmica é confeccionado
agosto 1, 2017
O que é a Etiqueta BOPP
agosto 10, 2017

Saiba qual a família de Ribbon é indicada para o BOPP

Ribbon Misto ou Resina? Saiba qual a família de Ribbon é indicada para o BOPP

Mais requisitadas pelo motivo de combinar preço acessível e considerável resistência ao atrito, a umidade e até mesmo a rasgões, as etiquetas BOPP se mostram superiores às etiquetas de papel. E devido a essa superioridade, não é um material indicado para se realizar uma impressão com Ribbon Cera, porque a tinta deste não é tão resistente quanto o BOPP, logo, o Ribbon Cera é recomendado para a impressão sobre as etiquetas de papel. Assim, ficam duas alternativas de impressão em BOPP, qual utilizar: Ribbon Misto ou Ribbon Resina?

Para saber esta resposta, precisamos responder duas questões fundamentais:

  • O processo de impressão envolverá atrito?

Caso sim: É indicado a utilização do Ribbon Resina;

Caso não: É indicado a utilização do Ribbon Misto;

  • Qual a longevidade do ciclo de vida da etiqueta?

Durabilidade de anos: É indicado a utilização do Ribbon Resina;

Durabilidade de poucos meses: É indicado a utilização do Ribbon Misto;

Simplificando, em uma hierarquia de durabilidade e resistência, podemos enumerar a seguinte ordem: Ribbon Cera, Ribbon Misto e o Ribbon Resina.

Ribbon Misto

Como conhecido, o Ribbon Misto é composto por uma parte de cera e a outra parte de resina. Confeccionado para a impressão de, aproximadamente, todos os materiais que pode receber a termotransferência, como filmes sintéticos (BOPP, PE, Papel Sintético, PEAD, Vinil), sobre papel (Transtérmico, Couché) e até mesmo sobre filmes técnicos como o Poliimida (Kapton) e Poliéster. Porém, são raras as vezes que são utilizados junto a materiais de resistência mais alta, uma vez que a impressão com essa modalidade de Ribbon não se mostra tão resistente – o contrário de utilizar Ribbon de Resina em papel, uma vez que o papel resistirá menos que a impressão).

Por possuir alta resistência ao abrasão de média para baixa e ao atrito, consequentemente, o Ribbon Misto acaba por ter uma durabilidade inferior à umidade ou a outras variações climáticas. Em contraponto, o Ribbon Misto é muito funcional e acessível de se trabalhar – pois não há a necessidade de demasiada precisão para ajustar sua velocidade, pressão do cabeçote da impressora térmica ou mesmo a sua temperatura.

Ribbon cera, misto e resina.

Ribbon cera, misto e resina.

Ribbon Resina

Em contraponto, o Ribbon Resina apresenta uma excelente durabilidade contra o abrasão ou contra o atrito, e é o mais recomendado para as etiquetas que possuem uma durabilidade maior. Há de se ter um devido cuidado para utilizá-lo, uma vez que ele exige o uso de uma temperatura mais elevada para se realizar a transferência, e, geralmente, velocidades reduzidas. Os Ribbons Resinas, em sua totalidade, apresentam boa resistência a baixas temperaturas, algumas modalidades de solventes e a umidade.

Por necessitar de uma superfície muito lisa para poder ser transpassado, o Ribbon Resina em contato com materiais mais porosos, como PE Delaminável, Tyvek, dentre outros tipos de papéis sintéticos), é capaz de não funcionar de forma eficiente, podendo deixar a impressão falhada (os poros do material podem vir a ficar aparentes). Devido a este motivo citado ele não é recomendado em papéis (mas, o Ribbon Resina por também ser usado em impressões duradouras, faz com que o pepel não seja o melhor suporte para essa função).

Impressões com o Ribbon Resina praticamente inextinguíveis, e são altamente recomendadas para etiquetas de produtos químicos, produtos que apresentam perigos e danos, etiquetas em condições extremadas, placas de circuitos, etiquetas de patrimônio, dentre outras variantes.

Ribbon Cera Premium (AWX-FH) substituindo o Ribbon Misto

O Ribbon denominado “Cera Premium” apresenta particularidades semelhantes ao Ribbon Misto, como por exemplo: tem certa resistência ao atrito. Dependendo do caso, este Ribbon pode ser usado no lugar do Ribbon Misto.

Maior resistência ao calor e mais consistência perante a solventes

Em condições de temperaturas elevadas, ou quando há a necessidade de persistir a solventes mais consistentes, o Ribbon Resina também não é capaz de suportar a demanda. Assim, temos que ressaltar outra família de Ribbons, o “Super Resina” (AXR-8, R510). São mais usados em:

  • Etiquetas inseridas em metais quentes (intervalo curto após a fundição);

  • Etiquetas inseridas em peças de metal, que receberão óleo protetivo;

  • Placas de circuito impresso que irão ser soldadas;

  • Algumas modalidades de indústria de produtos químicos (tambores e bombonas) e até mesmo farmácias de manipulação.

Você está precisando de Ribbons para impressoras térmicas? Ou não sabe a recomendação a respeito da melhor família de Ribbon para a sua etiqueta? Então não deixe de entrar em contato conosco! Venha tirar as suas dúvidas e conhecer os nossos produtos e serviços. Será um prazer atender-lhe! Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *